Nitrato: conheça os benefícios para quem treina

da bingo br online: O nitrato natural, encontrado abundantemente em alimentos como a beterraba e vegetais verdes, desempenha um papel vital na nutrição esportiva, principalmente aos adeptos da atividade física de força e longa duração, em que o organismo trabalha próximo à sua capacidade máxima.

da poker rake: Como explica Alessandra Luglio, nutricionista e consultora da Plant Power, ele é convertido em óxido nítrico no corpo, o que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos músculos, resultando em um aumento da resistência e do desempenho durante exercícios de longa duração. “Além disso, o nitrato também pode melhorar a eficiência energética e reduzir a demanda de oxigênio, o que pode ser benéfico em atividades de alta intensidade”, ela aponta.

Notícias relacionadasBarriga sem gordura: 6 estratégias para secar mais rápidoSuplementos de curcumina podem causar efeitos colaterais; entendaNutróloga revela 7 dicas para emagrecer em 30 diasBenefícios do nitrato para quem treina

A importância do óxido nítrico para atletas e indivíduos ativos está em sua capacidade de dilatar os vasos sanguíneos.”Esse processo, conhecido como vasodilatação, facilita o aumento do fluxo sanguíneo, promovendo uma entrega mais eficiente de oxigênio e nutrientes para os músculos em atividade”, afirma a profissional.

“A consequência direta dessa melhoria na circulação é uma maior eficiência energética durante o exercício físico, o que pode resultar em um aumento do desempenho, especialmente em atividades de alta intensidade e longa duração”, completa.

Além da melhoria na entrega de oxigênio e nutrientes, a vasodilatação promovida pelo óxido nítrico ainda ajuda a reduzir a pressão arterial. Essa redução é particularmente benéfica durante o exercício, pois diminui o trabalho cardíaco necessário para bombear sangue através do corpo. Resultado: há uma menor percepção de fadiga, permitindo que o atleta treine por períodos mais prolongados ou com maior intensidade.

Alimentação e suplementação com nitratos

“A suplementação com nitratos emerge como uma estratégia eficaz para aqueles que buscam otimizar sua performance esportiva”, afirma a nutricionista.

Embora significativa, a dieta deve também priorizar a hidratação adequada, o equilíbrio de macronutrientes e a variedade de micronutrientes. Além da beterraba e do espinafre, outros alimentos podem contribuir para a ingestão adequada de nitratos, como é o caso do aipo, alface, rabanete e cenoura.

“Diversificar as fontes de nitratos na dieta é uma estratégia inteligente. A variedade assegura a obtenção de um espectro mais amplo de nutrientes, além de prevenir a monotonia alimentar. A incorporação de diferentes vegetais ricos em nitratos promove não apenas a melhoria do desempenho físico, mas também fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde cardiovascular”, explica a profissional.

Por fim, Alessandra Luglio reflete sobre a importância da suplementação consciente. “Os nitratos, seja através da alimentação ou suplementação, representam uma ferramenta valiosa. Contudo, seu uso deve ser integrado a uma abordagem geral da saúde da pessoa e do treinamento, onde a qualidade da dieta, o descanso e a periodização do treino são igualmente valorizados”, finaliza.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!