Israel nega o acesso das Nações Unidas ao ponto de passagem deRafah

da correio cassinoIsrael negou o acesso das Nações Unidas ao ponto de passagem de Rafah, na Faixa de Gaza, anunciou esta terça-feira um porta-voz do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas.

da Brasileirão Série D: “Atualmente, não temos qualquer presença física no ponto de passagem de Rafah“, disse Jens Laerke numa conferência de imprensa em Genebra, Suíça, citado pela agência francesa France-Presse (AFP).

O porta-voz disse que o acesso da ONU a Rafah foi negado pelo Cogat, o organismo israelita responsável pela coordenação da política de Israel nos territórios palestinianos ocupados.

Rafah, na fronteira com o Egito, é o principal ponto de passagem da ajuda humanitária para Gaza e onde se refugiaram mais de um milhão de deslocados palestinianos oriundos de outras zonas do território.

Israel tem ameaçado realizar uma operação ofensiva em Rafah, onde diz que estão as últimas unidades ativas do grupo extremista palestiniano Hamas, que controla Gaza desde 2007.

A ONU alertou que o combustível disponível em Gaza chega apenas para um dia de abastecimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR