É do Brasil! Embraer divulga imagens do carro voador que será produzido em SP

NotíciasÉ do Brasil! Embraer divulga imagens do carro voador que será produzido em SPEve Air Mobility, braço de mobilidade aérea da empresa Embraer, publica teaser de seu primeiro protótipo de eVTOL.Por Lorena de Sousa Em 16/05/2024 – 13:36Compartilhar

da SLOTS: A Eve Air Mobility, braço de mobilidade aérea da Embraer, divulgou no início da semana um teaser com imagens do primeiro protótipo de eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem verticais). O “carro voador“, como é popularmente chamado, será produzido no Brasil.

da o que é cassino: Não há muitos detalhes da aeronave no vídeo, que também não mostra o veículo em funcionamento. Afinal, esse é apenas o primeiro protótipo do produto que pode revolucionar o transporte das grandes cidades.

Matérias relacionadas

Golpe da solda é o novo esquema para enganar a vistoria com…

Empresas estão assediando motoristas que cometeram multas;…

Estamos fazendo grandes progressos na montagem do nosso primeiro protótipo eVTOL e estamos dentro do cronograma para concluir a produção e começar a voar, afirmou Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility.

O modelo em escala real deve entrar em serviço a partir de 2026, com produção em uma fábrica da cidade de Taubaté (SP). A Eve anunciou que já tem encomendas para mais de 3 mil unidades. Veja o vídeo teaser:

eVTOL da Embraer

A aeronave é totalmente elétrica e tem alcance de até 100 quilômetros. Ela utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro, o que significa que a velocidade do avião é alcançada com o motor em rendimento máximo. São oito rotores distribuídos em uma asa convencional, todos usados para o voo vertical, e um motor para voar em cruzeiro como um avião, assegurando alto desempenho e segurança ao veículo.

Sua capacidade é para quatro passageiros, com possibilidade de até seis ocupantes em operação autônoma, mas o voo sem piloto ainda vai depender de avanços regulatórios e de infraestrutura. Segundo a empresa, helipontos existentes podem ser adaptados e equipados com estações de carregamento para receber o modelo.

O eVTOL da Eve não emite CO2, faz até 90% menos ruído do que um helicóptero comum e tem baixo custo de manutenção. Com ele, a ideia é reduzir viagens intraurbanas com duração superior a uma hora para apenas 15 ou 20 minutos.

Carro voadoreVTOLS