Confúcio Moura é indicado para ser o novo relator da LDO

da cassinos que pagam via pix: O senador Confúcio Moura (MDB-RO) foi indicado nesta 3ª feira (7.mai.2024) pelo presidente da CMO (Comissão Mista de Orçamento), deputado Julio Arcoverde (PP-PI), para ser o relator da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2025.

da Corrida de Galgos: A LDO serve para estabelecer as regras referentes à elaboração do Orçamento no ano seguinte. No ano passado, quem relatou o texto foi o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE).

publicidade

Senadores e deputados se revezam na presidência da CMO todos os anos. Em 2023, a relatoria ficou com a Câmara e o comando com o Senado. No início deste ano, o PP, do presidente da Casa Baixa, Arthur Lira (PP-AL), ficou com a presidência e articulou para indicar o relator da LDO.

A vice-presidência da CMO, que estava vaga, também foi ocupada nesta 3ª feira (7.mai). O senador Jayme Campos (União Brasil-MT) foi eleito o 1º vice-presidente da Comissão.

Assim como Moura, que é do MDB, o deputado Arcoverde, do PP, faz parte de partidos do chamado Centrão no Congresso. Um dos pontos de maior interesse do grupo no Orçamento é como o Executivo distribuirá as emendas em 2025.

Um dos vetos mais polêmicos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que causou tensão com o Congresso foi o corte de R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão previstas neste ano.