Biólogos registram passagem de tartaruga gigante na praia de Pedra do Sal, no PI; espécie corre risco de extinção

da iribet: Tartaruga de Couro: espécie ameaçada de extinção é flagrada em Parnaíba

da doce: Uma tartaruga-de-couro (ou tartaruga-gigante) de quase 2 metros de comprimento foi vista na madrugada desta terça-feira (14) nas areias da praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, no Piauí

A tartarugas-de-couro é uma espécie ameaçada de extinção. O litoral do Piauí é um dos berçários delas e de outras quatro espécies de tartarugas marinhas.

  • Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
  • Compartilhe esta notícia pelo Telegram

O vídeo foi registrado pelo Instituto Tartarugas do Delta. Os biólogos mediram a tartaruga e em seguida o animal voltou para o mar.

Biólogos registram passagem de tartaruga gigante na praia de Pedra do Sal; espécie corre risco de extinção — Foto: Instituto Tartarugas do Delta

Piauí, berçário de tartarugas marinhas

O litoral do Piauí recebe visitas de todas as cinco espécies de tartaruga que vivem no Brasil. Três delas têm as areias do estado como berçário, onde fazem centenas de ninhos todos os anos. As espécies são:

  • Tartaruga de pente
  • Tartaruga oliva
  • Tartaruga de couro (ou gigante)
  • Tartaruga verde
  • Tartaruga cabeçuda

Mais de 2 mil filhotes de tartarugas marinhas são liberados ao mar no Piauí; vídeo — Foto: Tartarugas do Delta

O litoral do Piauí está recortado geograficamente por estuários e efluentes do rio Parnaíba, o que deixa esse ambiente com áreas produtivas no ecossistema marinho.

  • Leia também: Dia Mundial da Tartaruga: confira curiosidades sobre a espécie nas praias do Piauí

O encontro dos rios com o mar faz a mistura de nutrientes, que vêm e vão com as marés trazendo esses elementos dos estuários e misturando com as águas costeiras.

Segundo o Instituto Tartarugas do Delta, contribuem também as praias com relevo diferentes, praias erosivas, íngremes, a granulometria da areia grossa e a presença de bancos de gramas marinhas.

? Confira as últimas notícias do g1 Piauí
? Acompanhe o g1 Piauí no
Facebook, no Instagram e no Twitter

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

50 vídeos