Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

da fluminense-pi: O primeiro passo para um termo de cooperação técnica em defesa da qualidade da informação e fomento a um laboratório de produção de pesquisas e ferramentas de combate às notícias falsas. Esse foi o saldo da reunião, na manhã desta quinta-feira (16), entre a diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi) e o secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Guido Lemos.

da flames: No encontro, realizado na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec-JP), no bairro de Água Fria, em João Pessoa, ficou definida a pactuação de um termo a ser assinado nos próximos dias entre a Secitec e a Amidi.

O presidente da Amidi, Heron Cid, manifestou a disposição da entidade na colaboração e construção de parcerias com a pasta em pautas de interesses conexos, como, por exemplo, a realização de eventos sobre inovação, tecnologias e mídias digitais, e principalmente nas iniciativas de qualificação da informação e combate às fake news.

O secretário Guido Lemos sinalizou interesse da Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec), braço da Secitec, na abertura de edital com a finalidade de avaliar projetos de pesquisa direcionados à criação de um laboratório permanente para acompanhamento e produção de ferramentas e tecnologias especializadas na checagem de notícias.

Avaliação do encontro
“É importante que haja essa interação, uma vez que a comunicação e a tecnologia estão cada vez mais próximas. Demos hoje o primeiro passo na busca de um serviço que vai beneficiar toda sociedade paraibana”, avaliou o secretário Guido Lemos, após o encontro que contou com as participações do chefe de Gabinete da Secitec, Davi Fernandes, o diretor de Mídia Institucional, Sílvio Ricardo, e o consultor Alberto Arcela, ambos da Secretaria de Comunicação de João Pessoa.

“A reunião foi muito relevante porque iniciamos uma necessária cooperação institucional em torno do debate da inovação tecnológica e o papel contemporâneo das mídias digitais. A Amidi considera essa parceria extremamente oportuna e promissora e vê no secretário Guido Lemos, além de respeitado cientista, um gestor comprometido com os desafios desse nosso tempo”, enfatizou Heron Cid, que estava acompanhado do vice-presidente da Amidi, Walter Santos, do secretário-geral Alek Maracajá e do sócio fundador da entidade, Gutemberg Cardoso.